O que um gerente de gestão imobiliária faz?

Um gerente de gestão imobiliária realiza uma ampla gama de tarefas para uma única propriedade, desde cumprir um orçamento e criar relatórios até solicitar suprimentos e cobrar aluguel.

app para gestão de alugueis

Mais especificamente, as funções mais comuns do gestor de propriedade incluem:

Comercialização e locação de unidades. Indiscutivelmente a sua maior tarefa, os gestores de propriedades devem comercializar continuamente unidades vagas a potenciais inquilinos. Quando as unidades ficam vazias, os proprietários perdem dinheiro. Assim, os administradores de propriedades precisam listar as unidades disponíveis, agendar passeios e locar rapidamente o imóvel.

Ajuste e cobrança de aluguel. Os gerentes de propriedades determinam a taxa apropriada para as unidades disponíveis e cobram o aluguel dos inquilinos existentes. Os gerentes geralmente cobram aluguel por meio de portais on-line para transações mais rápidas e convenientes.

Cumprir leis e regulamentos. Normalmente, os proprietários estão muito ocupados para acompanhar as leis e regulamentos mais recentes relativos aos inquilinos. Portanto, os gestores de propriedades devem manter-se informados e atualizados sobre a legislação local mais recente. Dessa forma, os proprietários podem evitar a ocorrência de quaisquer problemas jurídicos.

Execução de manutenção e conservação. Para manter os inquilinos satisfeitos, os gestores devem manter aparelhos ou sistemas em cada unidade – e em toda a propriedade. Além disso, as propriedades exigem uma manutenção diferenciada do verão ao inverno. É por isso que muitos gestores de propriedades optam por contratar funcionários sazonais dedicados para lidar com necessidades de curto prazo.